Irmã Suzana Tchilombo

Irmã Suzana Tchilombo

399898180_382544844208220_6379318421137103296_n.jpg
400821608_638858801654449_1688620360460809109_n.jpg

Hoje somos convidados a dar graças pelas maravilhas que Deus opera pelo seu povo, este povo que é por Si amado, chamado e que é salvo pela sua misericórdia! E é através de pessoas concretas que Deus se vai manifestando e agindo no meio de nós... pessoas que se deixaram tocar e se apaixonar por Cristo, que generosamente disseram o seu “Sim” ... e por isso, somos gratos por termos vivenciado e testemunhado o dom da vocação da Irmã Suzana, que nestes três curtos e rápidos anos fomos marcados pela sua alegria e acolhimento, pelo seu espírito sinodal e dominicano, pela sua presença ativa e orante entre nós! Sabemos que nos anais da história desta comunidade paroquial de Santo Amaro há de perdurar a sua presença connosco, e na memória de cada um de nós viverá as graças e de bênçãos que recebemos por termos privado e aprendido consigo nos vários grupos, movimentos e serviços paroquiais a que pertenceu, até mesmo no silêncio da doação e da oração a que sem dúvida ofereceu por nós! Obrigado por nos ter ajudado a renovar na alegria, na fé e na esperança, no entusiasmo pela missão e no serviço ao próximo. Obrigado pela sua disponibilidade e testemunho... obrigado pela sua entrega... obrigado pelos sorrisos, palavras e apoio... simplesmente e de coração, muito obrigado! Que neste novo capítulo de serviço em prol da Igreja de Jesus Cristo presente na Igreja do Algarve em Paderne, e na comunidade religiosa que irá pertencer, sabemos que a Irmã Suzana continuará a dar o melhor de si como verdadeira discípula missionária. Recusamos a nos despedir, apenas dizemos “Até já”, pois na memória, na oração, ou num simples telefonema continuaremos unidos a si.

A si Irmã Isabel, queremos lhe dar as Boas Vindas, apesar de Santo Amaro não ser um lugar estranho para si, pois já teve a graça de estar connosco, a cerca de 25 anos atrás, na obra do Abrigo de Nossa Senhora de Fátima, assim como cá na pastoral paroquial de Santo Amaro. Ousamos lhe pedir, que na herança destes 70 anos da presença das Irmãs Dominicanas cá em Santo Amaro, possa continuar a nos falar e testemunhar Jesus Cristo... que nos ajude a sermos Igreja atenta ao próximo e as periferias onde estamos inseridos. Que a sua presença connosco seja um alento para construirmos cada vez mais a comunhão, a unidade e a sinodalidade, e que na oração possamos crescer no amor a Jesus Cristo e a sua Igreja. Conte connosco Irmã Isabel pois nós, nas nossas pobres limitações iremos e queremos lhe ajudar.

E, se me permitem, quero saudar a presença sempre amiga e atenta da Irmã Alzira e, já agora felicitá-la pela sua recondução como Superiora Provincial das Irmãs Dominicanas. Que apesar das responsabilidades da missão e do cargo, que continue a fazer da sua vocação um lugar de encontro com Deus e com o próximo, que continue espalhando sorrisos, abraços e testemunhando a grande felicidade de ser consagrada e feliz com Deus.

Queridas irmãs dominicanas que formam a comunidade religiosa cá em Santo Amaro, que a vossa consagração ao serviço do próximo e da vossa congregação, seja um autêntico testemunho para o mundo e para a Igreja, que os vossos hábitos brancos sejam gritos silenciosos da presença de Deus entre nós, e que gritem ao nosso mundo, como a Venerável Teresa de Saldanha, que “Nada se pode comparar com a alegria de ser toda de Deus”.

Irmã Suzana e Irmã Isabel, nesta hora em que abraceis nova missão, que tenhais Maria, a Senhora de Fátima e da Esperança, como vosso auxílio e conforto, e que o nosso Glorioso Santo Amaro, anime e fortaleça os vossos generosos “Sim”, e que sejam exemplo e testemunho alegre para as vocações da Igreja, tendo sempre presente o legado da vossa Venerável fundadora de fazer o bem sempre e onde seja possível!

Paróquia de Santo Amaro, 28/09/2023