Tomada de Posse do
Padre Ignácio F. Rodrigues

6 de setembro de 2020 na Eucaristia das 10h30

9.jpg

Tomada de Posse do nosso pároco

Senhor Padre Ignácio Victor Figueira Rodrigues

13.jpg
4.jpg
1.jpg

No dia 06 de setembro de 2020, na missa que se iniciou às 10h30, tomou posse como pároco de Santo Amaro, após decreto de nomeações datado de 25 de julho de 2020, o Senhor Padre Ignácio Victor Figueira Rodrigues, numa celebração festiva presidida pelo Senhor Cónego José Fiel de Sousa, Vigário Geral da Diocese, em nome do Senhor Bispo D. Nuno Brás Martins, e com a presença do pároco cessante Senhor Cónego Manuel Gonçalves dos Ramos e do Senhor Cónego Manuel de Freitas Luís. Refira-se que esteve presente na celebração, a Superiora Provincial das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, a Irmã Alzira Rodrigues Ferreira, que estando de visita à comunidade das Irmãs residentes nesta paróquia, tomou parte desta celebração.

À chegada ao adro, o Senhor Padre Ignácio, foi recebido pela banda filarmónica de Santo António em clima de festa, e por uma pequena representação dos movimentos paroquiais, que encabeçada pela cruz processional, se dirigiram para o interior da igreja, aspergindo com água benta, e passando por um tapete de flores. Dentro da igreja estavam os fiéis desta comunidade e convidados do novo pároco, que davam as boas vindas ao som do cântico do coro paroquial e de uma salva de palmas que enchia o templo.

Após oração perante o Santíssimo Sacramento, foi lido um texto de boas vindas pela parte da comunidade paroquial, que manifestava alegria e total disponibilidade de colaboração e corresponsabilidade paroquial junto ao novo pároco Senhor Padre Ignácio, ao que no fim foi presenteado por um ramo de flores, e um quadro representativo da comunidade, com os nomes dos sítios e movimentos, serviços e grupos paroquiais!

A Eucaristia desenrolou-se normalmente, tendo sido feita a leitura do decreto de nomeação, a profissão de fé do novo pároco com o juramento de fidelidade ao bispo, ao papa e a toda a Igreja e a renovação das promessas sacerdotais, a entrega do Evangeliário e da chave do Sacrário, bem como a entrega simbólica das chaves da nossa igreja paroquial e anexos paroquiais, por parte do pároco cessante, o senhor cónego Manuel Gonçalves dos Ramos. Foi feito um ofertório de dons em favor do novo pároco, por parte da comunidade paroquial presente.

Nas palavras que dirigiu à sua nova comunidade paroquial de santo Amaro no final da celebração, o senhor padre Ignácio disse: “Não estarei só. Tenho-vos a vós, comunidade de Santo Amaro. Conto convosco e podereis contar comigo (…) devemos trabalhar todos para o mesmo fim, onde reine a verdadeira comunhão, a verdade e a justiça”.

No final da celebração, no adro da Igreja Paroquial de Santo Amaro, foi servido um bolo, cumprindo-se as medidas impostas pela pandemia que atualmente se vive. Depois seguiu-se a assinatura deste texto neste livro do tombo paroquial pelos sacerdotes já mencionados e presentes, tal como dos agentes pastorais que estiveram presentes e envolvidos nesta celebração eucarística da tomada de posse do novo pároco Senhor Padre Ignácio Rodrigues, isto para memória futura e agradecida.

Carta de Nomeação