Tomada de posse 6 de setembro 2020
Pastoral Familiar
Rui e Mónica Candelária

Urna Quinta-feira Santa

17 de Abril de 2025

Urna para a reposição do Santíssimo - Quinta-feira Santa
.jpeg)


Nota Histórica
Urna da Quinta-feira Santa - 2025
No dia 17 de abril de 2025, dia em que a Igreja Católica celebra a Quinta-feira da Ceia do Senhor, com liturgia própria e riquíssima e com muito simbolismo e significado, na nossa comunidade paroquial de Santo Amaro celebrou-se a Eucaristia da Ceia do Senhor pelas 20h, com participação da comunidade e presença dos vários grupos, serviços e movimentos paroquiais. Após o momento do lava-pés, com participação de 12 membros da nossa comunidade, fez-se a oração universal e no fim da mesma, procedeu-se a bênção da nova urna, que foi feita para marcar os 25 anos da dedicação e sagração da nossa Igreja paroquial, que celebramos neste ano de 2025.
A Urna é a alfaia religiosa utilizada no cerimonial da Semana Santa, servindo como recetáculo do Santíssimo Sacramento, que na missa da Quinta-feira da Semana Santa, são consagradas as hóstias a utilizar no próprio dia e para o dia seguinte, Sexta-feira Santa, uma vez que neste dia, não há celebração eucarística. Após a consagração, é colocado o Santíssimo, guardando-se de seguida dentro de uma urna fechada à chave, reservando algum tempo para adorar a Jesus Sacramentado na Urna.
Este objeto móvel e litúrgico, que agora enriquece o nosso património material paroquial, foi elaborado pelo mestre Carpinteiro Heliodoro Ferreira, nosso paroquiano e residente no sítio da Viana, e a fase final da pintura e douramento, ficou a cargo do pintor decorativo Luís Filipe Freitas França. Isto tudo foi possível com a proposta e iniciativa do nosso pároco Senhor Padre Ignácio Victor Figueira Rodrigues, que sensibilizou e envolveu toda a comunidade. Fica o registo e agradecimento a todos os que se associaram e deram ofertas generosas, que vieram de muitos que quiseram colaborar neste sentido, ficando os nomes de todos os que colaboraram com as ofertas, ficado dentro da Urna, num espaço próprio e perpétuo, prova da generosidade e fé de cada um, junto a Jesus Sacramentado.
Esta nota histórica será assinada pelo nosso pároco, pelo mestre carpinteiro e mestre entalhador, equipa coordenadora das celebrações dos 25 anos da dedicação e sagração da nossa igreja paroquial, e pelos 12 membros que neste ano de 2025 se associaram ao momento do lava-pés.





