Visita do Presidente Geral

WhatsApp Image 2023-11-18 at 15.34.38.jpeg
WhatsApp Image 2023-11-18 at 15.34.36.jpeg
WhatsApp Image 2023-11-18 at 15.34.52.jpeg

No dia vinte do mês de abril do ano de dois mil e vinte e três, a nossa paróquia de Santo Amaro acolheu a visita de Renato Lima de Oliveira, presidente geral da Sociedade de São Vicente de Paulo, tendo sido acompanhado de Alda Maria da Silva Couceiro, responsável nacional das Conferências Vicentinas em Portugal e de Diamantino Joel Correia dos Santos, presidente do Conselho Central do Funchal das Conferências de São Vicente de Paulo. Esta visita iniciou-se com um encontro do presidente geral Renato Lima de Oliveira com os presidentes das trinta e quatro conferências presentes na nossa Diocese, seguiu-se uma eucaristia na nossa Igreja Paroquial pelas 18h30 presidida pelo nosso pároco Senhor Padre Ignácio Figueira Rodrigues e concelebrada pelo senhor Cónego Manuel Freitas Luís, nosso anterior pároco, e no fim decorreu um convívio no salão paroquial.

É com alegria e gratidão receber a presença e visita do nosso Confrade Renato Lima e restante comitiva, a esta comunidade paroquial de Santo Amaro, para junto a todas as conferências desta Diocese do Funchal, renovar o propósito dos nossos  fundadores em praticar a caridade junto aos que mais precisam de uma mão, de um sorriso, de uma palavra, de uma visita, e apesar de habitantes numa ilha, somos também pertença dos 800 mil membros, que participam em 48 mil Conferências em 153 países, ajudando cerca de 30 milhões de pessoas por ano.

Esta visita além de dar a conhecer a realidade insular e ação das conferências nesta região ultraperiférica da Europa, é um reavivar e estimular os leigos vicentinos na sua acção caritativa e na proximidade e promoção da pessoa humana nas suas carências materiais e alimentares, assim como no cuidado da fé e da esperança que todos têm direito e precisam.

Apesar das dificuldades sentidas, primeiramente da pandemia Covid-19 que nos limitou a todos na atividade vicentina habitual e diária, agora somos desafiados pelas dificuldades financeiras que assombram a nossa sociedade em várias vertentes, o que coloca mais pressão sobre a gestão dos bens doados e adquiridos para uma melhor e justa distribuição entre as famílias mais carenciadas. E outro dado preocupante entre nós é a realidade da solidão entre os mais idosos que, além de triste, é crescente mas muitas vezes pouco percetível, e inquieta-nos a falta de renovação e entrada de novos membros nas próprias conferências, para receber a herança de muitos e muitas que deram de si e do seu tempo a ação vicentina e caritativa cristã na ilha da Madeira e do Porto Santo.

Que nas vésperas da comemoração dos 190 anos da fundação das Conferências de São Vicente de Paulo, possamos nos inspirar no pensamento e na obra do nosso fundador Beato Frederico Ozanam e colegas e esforçarmo-nos para aliviar aqueles que sofrem, nas nossas comunidades, através da ajuda material e alimentar, mas também na presença, na visita, no encontro e pelo acolhimento discreto e verdadeiro cristão.

Foi lavrada esta breve ata, que será assinada pelos presentes neste evento histórico para esta comunidade paroquial de Santo Amaro, que está escrita no Livro do Tombo paroquial para que fique para a sua história esta visita do presidente geral da Sociedade de São Vicente de Paulo Renato Lima de Oliveira e da  responsável nacional das Conferências Vicentinas em Portugal Alda Maria da Silva Couceiro, a quem agradecemos a presença, as palavras e o estímulo com nossas singelas prendas e a oferta do Livro com CD: “Hino a São Tiago menor e composições para outros momentos pastorais importantes da Diocese do Funchal”, da autoria do nosso pároco Senhor Padre Ignácio Figueira Rodrigues.