25 anos da Benção e Lançamento da Primeira Pedra da nossa Igreja Paroquial

3 de maio de 2021

181875412_775704486672114_5574897571853123900_n.jpg

Ata dos 25 anos da Bênção e Lançamento da Primeira Pedra da nossa Igreja Paroquial

180812031_297261711962997_3481143786953146548_n.jpg
181788250_1873190899510600_4207402221098051563_n.jpg
181130156_1161110670983738_186847356268889223_n.jpg

Hoje, 03 de maio de 2021, a comunidade paroquial de Santo Amaro está em festa! Celebramos os 25 anos do lançamento da primeira pedra desta nossa igreja paroquial de Santo Amaro, que no espaço urbanístico e natural envolvente, marca presença visível e eleva os nossos olhares, pensamentos e orações até Deus.

Em 1996, no dia 3 de maio, dia litúrgico de São Tiago Menor, Apóstolo, Bispo de Jerusalém, Mártir e desde a 500 anos escolhido para padroeiro da nossa diocese, reunia-se o povo desta comunidade junto ao seu Bispo, sua Excelência Reverendíssima D. Teodoro de Faria, do nosso pároco, o Reverendo Senhor Cónego Vitor dos Reis Franco Gomes, do arquiteto João da Cunha Paredes, responsável do projeto arquitetónico desta igreja e anexos paroquiais, e outras individualidades regionais e políticas convidadas para o rito do lançamento e bênção da primeira pedra da igreja paroquial de Santo Amaro.

Este rito de lançamento da 1º pedra, marcava o início formal das obras de construção da nossa igreja, marcando também um sentimento e desejo antigo da comunidade em ver realizado o seu sonho: uma igreja bela e digna para as celebrações comunitárias, para a vivência dos sacramentos, uma casa comum e de oração para este povo de Santo Amaro.

Desde a criação da paróquia que a comunidade conheceu vários locais como sede paroquial:  no início, em 1961, na pequenina capela de Santo Amaro; nos anos 80 construiu-se uma cripta para posterior projeto de igreja, que nunca avançou, onde hoje é o nosso salão paroquial.

Com o lançamento da primeira pedra iniciou-se uma caminhada de obras, sempre acarinhada, e com muita ajuda, comunhão, sacrifício e oração do bom povo de Santo Amaro, que liderado pela coragem e entusiasmo do jovem pároco de então, o Senhor Cónego Vitor Gomes, que junto à comissão de obras, e outros colaboradores, se focaram no objetivo de trabalhar e amealhar fundos para erguer este belo templo em que nos encontramos hoje! E referência justa seja feita também ao Senhor Cónego Luís que mobilizou tudo e todos para a fase final das obras, para que fosse realizada a sua dedicação no ano jubilar de 2000.  Com a cerimónia de dedicação desta igreja paroquial, este majestoso e belo templo passou a ser o centro da vida paroquial e pastoral de Santo Amaro.

Estamos também gratos aos posteriores párocos, inclusive o senhor padre Ignácio, que nos incutem e animam a sermos verdadeiras, alegres e responsáveis pedras vivas deste templo, que se impõe como morada de Deus no meio de nós.

25 anos se passaram e a primeira pedra, sempre presente e visível no

centro da nossa igreja, leva-nos sempre a recordar que somos todos pedras vivas deste templo de Jesus Cristo, que nos ama e nos salva, e que pela eucaristia nos une e faz verdadeiros irmãos!

Que esta efeméride de 25 anos do lançamento da primeira pedra da nossa igreja, nos faça lembrar, com brio, orgulho e saudade dos que nos precederam e iniciaram a construção, não só do templo, mas do ser e estar em família paroquial e que hoje, todos nós testemunhemos o verdadeiro ser e viver em Igreja, com alegria renovada na corresponsabilidade paroquial, e que o nosso padroeiro, o Glorioso Santo Amaro nos continue a ajudar a sermos verdadeira comunidade reunida em Cristo nesta nossa casa!

Neste dia dos 25 anos da bênção e lançamento da 1ª pedra foi também estreado na eucaristia, o novo hino ao nosso patrono Santo Amaro, com música do Senhor Padre Ignácio Rodrigues, nosso pároco atual, e letra de Nelson Gomes. Que este hino seja sinal congregador da comunidade e eleve nossos corações em festa e cheios de alegria e confiança a Santo Amaro, que sempre intercede por nós junto ao Senhor.

De maneira a que fique nos anais da história desta paróquia, ficará lavrado este texto no denominado Livro do Tombo (Paroquial), que será rubricado pelo Senhor Cónego Vitor dos Reis Franco Gomes, pároco na altura do lançamento da 1ª pedra, e que hoje se digna e muito nos alegra por ter presidido a esta celebração dos 25 anos da primeira pedra, do nosso estimado e atual pároco Senhor Padre Ignácio Victor Figueira Rodrigues, do nosso pároco emérito Senhor Cónego Manuel de Freitas Luís, e de todos os presentes nesta celebração que quiserem assinar este livro para memória futura.